Caríssimos,
Sem que o soubesse, estava a escrever isto ao mesmo tempo que o Miguel colocou o post anterior. Aqui vai, mesmo correndo o risco de duplicar/reforçar vários pontos abordados...
Muita polémica se tem levantado sobre as regras do jogo, a meu ver inutilmente. Afinal, para quem quer jogar por diversão, estes aspectos são de menor importância. O mais importante é o gozo! Que reine o bom senso pois trata-se de estar num ambiente familiar, incluindo muitas crianças.
No espírito inicial destes jogos, não se definiram regras específicas porque tal não foi preciso. No entanto, para ajudar aqueles que possam ter passado ao lado deste processo, aqui ficam umas luzes:
Acima de tudo, não há regras de futebol de 11, nem de futsal, nem de futebol de 5 nem de futebol de salão. Há o que os Massa os pés decidirem no momento!
Quem joga?
Todos os que estiverem inscritos para o jogo. Sempre! A rotação é feita em períodos de 5 minutos, a não ser quando alguém já não possa com a gata pelo rabo e peça para rodar antes do tempo. Pode implicar ficar de fora e/ou ir à baliza, sem excepção.
Cargas de ombro?
Sempre houve um aconchego aqui e ali e continuará a haver.
Carrinhos ou jogar no chão?
Sim, é permitido. Mas só pelo desejo de deslisar no pavimento e com a certeza de que não se vai atingir as pernas de ninguém. Caso contrário, recomenda-se que não o façam.
Atrasos para o guarda-redes?
Todos os que se quiserem, consecutivamente ou não, e podendo o guarda-redes agarrar a bola com as mãos.
Regra dos 5 segundos para reposição de bola em jogo?
Nunca houve, nem vai passar a existir.
Paragens ou intervalo?
Claro. Sempre que os Massa os Pés o quiserem, principalmente quando alguém se magoar ou se for preciso acudir a algum dos pequenitos.
Discutir, pragejar ou dizer palavrões?
Compreendo que seja difícil controlar, mas é para isso que temos dentes e lábios: para travar a língua! Que exemplo queremos dar aos nossos filhos?
Distância de 5 metros nos livres, foras e cantos?
Sim, claro. Desde que bem medida. Às vezes podem ser 5 passinhos (ou só mesmo 5 pés) em vez de 5 metros.
Placagens e agarrar o adversário?
Só se for com carinho, de forma a massajar os músculos com o objectivo evitar lesões.
Entregar a bola ao adversário?
Sempre, com a honestidade e fairplay que sempre nos caracterizou. Claro que pode sempre haver brincadeiras e tentativas de enganar a equipa adversária, desde que no fim prevaleça a verdade e não a mentira deliberada e descarada.
Mau perder?
Incontornável. Outra vantagem de estarmos aqui (além de manter as pronunciadas linhas curvas e beber umas "jolas") é que também nos ajuda à conversão e a baixar o ego. O ideal era que todos perdessem um jogo a cada 15 dias!
Massa?
Massa os Pés!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Concordo com quase tudo o que foi dito. E a mim serve me a carapuça. No ultimo jogo, tive algumas "discussoes" durante o jogo nomeadamente com o Luis e com o João Martins aka "vizinho do André". A eles peço desculpa. :D Quando acabou o jogo, o meu cunhado, o tal André, chamou-me a atenção por eu levar demasiado a sério o que se passa neste jogo entre amigos.
Depois de ter reflectido, concordei com ele. Daqui em diante, vou ter uma atitude mais calma em relaçao a tudo o que tem gerado polemica. Porém, apesar de saber que jogamos entre amigos e que é apenas por divertimento acho que nao deviamos continuar a seguir alguma das regras que temos, tanto por motivos de precauçao e de jogo.
A primeira, os carrinhos quando estes sao dirigidos as pernas de um jogador. Acho muito perigoso e nao gostava nada de me aleijar nem de ver ninguem a sair aleijado. Por alguma razao o futsal tem esta regra. Se mesmo assim nao estiverem convencidos, experimentem ver um video de fractura do perónio, pode ser que fiquem.
A segunda, é os atrasos ao guarda redes. Ia trazer mais espectaculo, mais momentos de afliçao e tornar o jogo mais interessante. Se ha coisa que irrita é fazer uma boa pressao e depois haver um atraso que pode ser agarrado com a mao.
É a minha opiniao. Comentem para ver se a maioria concorda para começarmos a adoptar essas regras.
Cumprimentos Massapianos
Carrinhos não, só mesmo os da feira e os do carrefour que já não há, e atrasos para puder agarrar com a mão, nem pensar, concordo perfeitamente, querem fazer jogo defensivo ou os cotas descansar quando o pulmão já não dá, vão beber água, ou simulem uma dor de burro!
Pode atrasar, mas segurar e ou agarrar com as manitas, são 2 minutos de suspenção!
Tó
Obrigado Rui Santos ! :D
Enviar um comentário